A 29ª Reunião de Cúpula do Mercosul será realizada hoje de manhã em Montevidéu (Uruguai), com o objetivo de discutir, entre outros temas, a entrada da Venezuela como membro pleno do bloco e a constituição do Parlamento do Mercosul. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da abertura dos trabalhos às 9 horas, ao lado dos presidentes da Argentina, Uruguai e Paraguai.

continua após a publicidade

Durante o encontro, projetos importantes devem ser aprovados, como o programa comum de combate à febre aftosa; a regulamentação da livre circulação de bens nos países do bloco; e o texto da Estratégia Mercosul de Crescimento de Emprego, que permitirá a adoção de políticas comuns de combate ao desemprego e de promoção do trabalho. Sobre o Parlamento do Mercosul, os presidentes dos quatro países ? Lula, do Brasil; Nicanor Duarte, do Paraguai; Nestor Kirchner, da Argentina; e Tabaré Vasquez, do Uruguai ? vão assinar protocolo de constituição do organismo, que deve ser instalado até dezembro de 2006 na capital uruguaia.

Ao fim da cúpula do Mercosul, Lula participa de reunião reservada com os presidentes da Argentina, Nestor Kirchner, e da Venezuela, Hugo Chávez. No encontro, vão discutir a integração nas áreas energética, social e econômica. Também devem tratar do projeto de construção de um gasoduto ligando os três países. Na seqüência, o presidente brasileiro vai à reunião extraordinária da Comunidade Sul-americana de Nações. Com início previsto para as 14h30, o encontro tem o objetivo de dar continuidade aos debates sobre a integração da América do Sul.

Às 16h30, Lula deixa a capital uruguaia com destino a São Paulo. A chegada da comitiva presidencial ao aeroporto de Congonhas (SP) está prevista para as 18h50. Acompanham o presidente os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e de Minas e Energia, Silas Rondeau.

continua após a publicidade