O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da abertura da reunião dos chefes de Estado e de Governo dos países do Sistema de Integração Centro-americana (Sica), às 10 horas, no Hotel Camino Real, na Cidade da Guatemala (Guatemala). Antes, encontra-se reservadamente com os sete representantes do bloco, acompanhados dos respectivos ministros das Relações Exteriores.
Um dos temas que deverá ser discutido é a situação política e econômica do Haiti, país no qual o Brasil mantém cerca 1.200 soldados em uma missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) desde junho de 2004. O encerramento da reunião está previsto para as 12h30, com pronunciamentos do presidente da Guatemala, Oscar Berger, e de representantes da Nicarágua, seguido de foto oficial e de declaração à imprensa.
Paralelamente ao encontro, cerca de 150 empresários do Brasil e das nações que compõem o Sica vão se reunir em um seminário de negócios. O Sica é formado pela República Dominicana, Honduras, Panamá, Guatemala, El Salvador, Belize e Costa Rica.
Às 13h45, o presidente brasileiro comparece a almoço oferecido pelo seu colega Oscar Berger em homenagem aos chefes de Estado e de Governo presentes à reunião do Sica e aos participantes do encontro empresarial. Logo depois (16 horas), deixa a capital guatemalteca com destino a Nova Iorque (EUA). A partir de amanhã (14), na cidade norte-americana, vai participar da Cúpula Mundial de 2005 e da abertura do debate geral da 60ª Assembléia Geral das Nações Unidas.
Lula chegou ontem (12) à Cidade da Guatemala acompanhado dos ministros da Secretaria-geral da Presidência, Luiz Dulci; das Relações Exteriores, Celso Amorim; e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e do assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia. Ainda na segunda-feira (12) participou da cerimônia de encerramento da Conferência Latino-americana contra a Fome Crônica no Marco das Metas do Milênio.