O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje da inauguração da fábrica da Veracel Celulose, às 11 horas, no município baiano de Eunápolis. Iniciada em 2003, a construção da unidade consumiu US$ 1,2 bilhão em investimentos e gerou, durante os 22 meses de obras, 3,2 mil empregos diretos.

continua após a publicidade

Com 400 mil metros quadrados de área construída, a fábrica possui capacidade de produção de três mil toneladas de celulose por dia. Para o processamento dessa celulose, a empresa comprou na região do município 160 mil hectares de terras, dos quais 71 mil destinados a plantações de eucalipto, 75 mil para a preservação ambiental e o restante para obras de infra-estrutura.

Participam da cerimônia o governador da Bahia, Paulo Souto, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart. Logo depois, Lula segue para Santa Cruz de Cabrália onde, às 13h15, visita assentados oriundos do acampamento batizado com seu nome. Também chamado de Lulão, o acampamento montado às margens da BR 101 abrigou, durante dois anos e oito meses, centenas de famílias de sem-terra.

Hoje, na visita aos assentados, o presidente vai entregar simbolicamente o título de posse da Fazenda Coroa a 68 famílias que, até o último fim de semana, moravam no acampamento. Outras 447 famílias de agricultores sem terra que também viviam no local foram transferidas para mais quatro fazendas da região, desapropriadas ou compradas pelo Incra nos últimos dois meses.

continua após a publicidade

Às 14h30, Lula e comitiva deixam Santa Cruz de Cabrália com destino a Porto Seguro (BA), de onde embarcam para Brasília. A chegada à Base Aérea da capital do país está prevista para as 16h30.