O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em Foz do Iguaçu, que o tema principal de sua conversa com o presidente do Paraguai, Nicanor Duarte Frutos, na tarde deste domingo (20), em Assunção, será o desenvolvimento paraguaio. "O Brasil tem muitas coisas que podem ajudar o Paraguai a crescer", afirmou. "Tem possibilidade de fazer investimentos, via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), e de empresários brasileiros fazerem parcerias com empresas paraguaias.
Um grupo de empresários acompanhará Lula na visita. "Eu tenho provocado os empresários para que a gente possa desenvolver algum tipo de indústria no Paraguai" , disse ele. A Petrobras deverá trabalhar em projetos de biodiesel. Lula também oferecerá ajuda para combater a febre aftosa.
O presidente cobrou da Argentina parceria com o país vizinho. "Temos que ter preocupação especial na ajuda ao desenvolvimento dos países mais pobres." Segundo Lula, é preciso contribuir para que o Paraguai cresça, mesmo que isso exija do país vizinho o uso de 50% da energia de Itaipu. "É um direito que ele tem, pelo tratado.
O presidente reiterou que está descartada a construção de um muro na fronteira com Ciudad del Este. A Receita Federal pretendia levantar a barreira para impedir o contrabando.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo