Apesar de a Receita Federal ter confirmado ontem o aumento do peso dos impostos e contribuições sociais em 2005, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que não considera que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha descumprido o compromisso de não aumentar a carga tributária. Segundo Mantega, o que ocorreu foi uma elevação da arrecadação federal, já que não houve mudança na legislação no sentido de aumento de tributos.
Ele destacou que o governo Lula já promoveu R$ 23 bilhões em corte de tributos e prometeu novas desonerações daqui para frente, sem especificar em quais setores. Disse ainda que a arrecadação vai continuar aumentando, porque está havendo um crescimento da economia. "E eu vou dizer aqui: a arrecadação vai continuar subindo. Agora, a carga sobre cada cidadão, sobre cada investidor vai continuar caindo", declarou.
Mantega disse que é justa a reclamação dos brasileiros de que têm uma elevada carga tributária. "Acho que sim, a carga tributária brasileira é elevada, poderia ser menor e esse é um processo de ajustamento a ser feito, e isso não dá para ser feito de uma hora para outra", disse.