Foto por: Gianluigi Guercia
Ao participar do lançamento da campanha ‘O Brasil te chama – Celebre a vida aqui’, do ministério do Turismo e que visa a Copa do Mundo de 2014, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira em Johannesburgo que qualquer estrangeiro que conhece o Brasil sai com imagem melhor do que quando chega.
Além de elogiar a diversidade brasileira para uma plateia de jornalistas e convidados, Lula aproveitou para fazer brincadeiras sobre a próxima Copa.
Ao convidar os estrangeiros a visitar o país em 2014, afirmou para o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira: ¨Já sabemos que vamos ganhar, né Teixeira (…), senão minha autoestima vai lá embaixo¨.
Também fez um comentário irônico sobre as últimas campanhas da seleção brasileira, ao mencionar a Copa das Confederações, que será disputada no país em 2013.
¨Copa das Confederações é aquela que o Brasil ganha para enganar a gente¨, disse, em uma referência ao fato de o país ter conquistado as duas últimas edições do torneio, em 2005 e 2009, mas ter sido eliminado na Copa da Alemanha-2006 e na atual, na África do Sul, nas quartas de final.
Lula afirmou também que o Brasil deve se preparar para transformar o Mundial em uma competição de toda a América Latina, já que deve receber muitos turistas dos países vizinhos.
Na primeira parte do evento, o ministro do Turismo, Luiz Barreto, afirmou que o Brasil espera receber 600.000 estrangeiros e que cinco milhões de brasileiros devem se deslocar dentro do país.
O evento também apresentou em primeira mão os vídeos promocionais ‘Apito’ e ‘Os Sons do Brasil’, produzidos pelo cineasta Fernando Meireles, e que serão divulgados a partir dos próximos dias na internet e na TV.