Pelo menos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, está ganhando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Balanço divulgado hoje pelo TSE informa que até agora Lula foi punido pelo tribunal com a perda de 40 minutos e 55 segundos no horário eleitoral gratuito. Alckmin perdeu apenas 2 minutos.
O TSE aplicou as penas por razões diversas. A principal delas foi a invasão do espaço destinado à propaganda de candidatos a outros cargos, como governador, senador e deputado. Segundo o TSE, as perdas de tempo foram verificadas em 95 representações.
Lula foi acusado de invadir programas de candidatos dos Estados da Bahia (33 vezes), Paraíba (11 vezes), Pará (14 vezes), Santa Catarina (6 vezes), Paraná (6 vezes), Minas Gerais (6 vezes), Distrito Federal (3 vezes) e 1 vez em Sergipe, Ceará, Rio Grande do Sul e São Paulo. Já Alckmin foi acusado de ter invadido horário destinado à propaganda de deputados do Paraná.
Os programas no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão começaram a ser veiculado em 15 de agosto. A propaganda terminará em 28 de setembro. O primeiro turno está marcado para 1º de outubro. Se houver segundo turno, ocorrerá no dia 29 de outubro.
