Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta quinta-feira (18), às 11 horas, no Hotel Intercontinental, em São Conrado, zona sul do Rio, da instalação do Foro de Governadores e Prefeitos do Mercosul. Criado em 2004, o Foro Consultivo permitirá a participação direta dos governos estaduais e municipais na estrutura institucional do bloco econômico.
A criação do Foro foi decidida na Cúpula de Ouro Preto, em dezembro de 2004. Ele será composto por dois comitês: dos municípios e dos estados. Cada comitê terá 18 representantes de cada país-membro. A representação brasileira será constituída por presidentes de associações nacionais de municípios e prefeitos, no total de nove pessoas, e por nove governadores. O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, acompanha o presidente.
Antes, às 9 horas, Lula se reúne com o governador do Rio, Sérgio Cabral, no Palácio Laranjeiras. No encontro, será assinado contrato entre a União e o governo do estado, para liberação de recursos destinados à execução de obras de infra-estrutura na comunidade da Rocinha, em São Conrado.
À tarde, às 15 horas, o presidente debate o processo de integração sul-americana com chefes de Estado e de Governo da América do Sul no Hotel Copacabana Palace. Às 18 horas, tem encontro com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, no mesmo hotel. Logo depois, às 19 horas, segue para o Palácio Itamaraty, onde serão inauguradas as instalações da Comunidade Sul-americana de Nações (Casa).
No último compromisso do dia, Lula oferece um jantar, às 20 horas, no Palácio Itamaraty, aos chefes de Estado sul-americanos que se encontram no Rio.