Lula indica assessor de Dilma para diretoria da ANTT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou ontem dois nomes para a Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Um deles, Bernardo José Figueiredo Gonçalves de Oliveira é assessor da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para assuntos relativos a ferrovias.

Outra indicação feita por Lula foi a de recondução de Francisco de Oliveira Filho ao cargo de diretor da Agência. Oliveira Filho cujo mandato na ANTT terminou em fevereiro, é ligado ao PMDB de Minas Gerais e é sobrinho do ministro das Comunicações, Hélio Costa. A Assessoria de Imprensa de Costa assegura, entretanto, que a indicação não partiu do ministro. Assessores ressaltam que Oliveira Filho já estava na ANTT antes mesmo de Hélio Costa assumir o Ministério das Comunicações.

O governo fez hoje também a indicação do nome do quinto diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O indicado é o economista Josef Barat. Na verdade, o governo já havia indicado para essa vaga José Carlos Barth, que atuava como inspetor de operações do Departamento de Aviação Civil (DAC), órgão que deixou de existir para dar lugar à Anac. Fontes do governo explicaram que a indicação de Barth teve de ser retirada, porque o diploma de curso superior que ele fizera no Exterior não havia ainda sido reconhecido no Brasil, o que o impedia de assumir a diretoria da agência.

As três indicações feitas pelo governo – duas para a ANTT e uma para a Anac – terão de ser aprovadas pela Comissão de Infra-Estrutura do Senado. Depois disso, precisam ainda ser votadas pelo plenário da Casa antes de serem confirmadas pelo presidente.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo