O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura hoje à tarde a unidade experimental de biodiesel da Petrobras localizada em Guamaré, cidade litorânea do Rio Grande do Norte. Com capacidade de produção diária de três mil litros de biodiesel usando como matéria-prima óleos vegetais, a nova planta faz parte do Pólo de Guamaré, complexo industrial construído pela Petrobras para beneficiar o óleo e o gás natural extraídos dos campos marítimos de Ubarana e Agulha e dos campos terrestres de todo o estado.
A cerimônia de inauguração ocorre às 15h30, com a presença do ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, e da governadora Wilma de Faria. Logo após, Lula vai conhecer as instalações do pólo, entre as quais a terceira unidade de processamento de gás natural e a linha de produção de querosene de aviação.
A comitiva presidencial chega de manhã ao Rio Grande do Norte, onde cumpre outros compromissos. O desembarque na capital potiguar está previsto para as 10 horas. Da Base Aérea de Natal, Lula segue direto para a Avenida Presidente Café Filho com o objetivo de inspecionar as obras da Ponte de Todos, que ligará os litorais norte e sul do estado. Com 21 metros de largura e 110 metros de altura, a obra está sendo construída sobre o rio Potengi ao custo estimado de R$ 140 milhões. Desse total, R$ 90 milhões são oriundos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A ponte deve ser concluída e inaugurada no segundo semestre deste ano.
Ao fim da visita, Lula almoça com a governadora Wilma de Faria e, na seqüência, embarca para Guamaré. No fim do dia, depois de cumprir agenda no município fundado em 1962 e cujo nome originou-se da junção das palavras água e maré, o presidente viaja para Brasília. O embarque está previsto para as 18h40, com chegada à Base Aérea às 21h10.