O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura, às 9h20, em Brasília, a nova pista do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Com 3,3 mil metros de comprimento que custaram R$ 100 milhões, a pista vai permitir a operação simultânea de aviões ampliando de 364 mil para cerca de 555 mil o número de pousos e decolagens anuais. Atualmente, o aeroporto JK é o terceiro mais movimentado do país, com 119 mil pousos e decolagens em 2005 e trânsito de 7,4 milhões de passageiros ao ano.

continua após a publicidade

Logo após a cerimônia, o presidente embarca para Montes Claros (MG), acompanhado do ministro da Saúde, Saraiva Felipe, e do vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar. A comitiva presidencial chega à cidade do norte de Minas às 11 horas, seguindo direto para o Mercado Municipal, onde serão entregues à população o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192); um posto do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do programa Brasil Sorridente; e uma unidade da Farmácia Popular do Brasil. Na mesma cerimônia, o presidente anuncia a construção de um restaurante popular na cidade e de uma fábrica para a produção de biodiesel da Petrobras.

Com cinco ambulâncias e equipamentos hospitalares (desfibrilador, respirador, oxímetro de pulso, incubadora de transporte neonatal e ventilador), o Samu 192 vai beneficiar 342,5 mil habitantes do município com atendimento a urgências clínicas, pediátricas, cirúrgicas gineco-obstétricas e psiquiátricas. Já na farmácia popular, os habitantes da região vão poder adquirir 95 itens de medicamentos a preço de custo.

Às 13h30, Lula deixa Montes Claros com destino a Brasília. Ao desembarcar na Base Aérea, às 14h30, o presidente vai para o Palácio do Planalto onde, às 15 horas, sanciona a lei que modifica o sistema de execução de título judicial. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e o secretário da Reforma do Judiciário, Pierpaolo Bottini, participam da solenidade. No resto da tarde, Lula recebe os ministros do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto (15h30), e da Secretaria-geral da Presidência, Luiz Dulci (16h30).

continua após a publicidade