Lula inaugura amanhã usina de biodiesel em Belém

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura amanhã (27), em Belém (PA), a primeira unidade produtora de biodiesel do Grupo Agropalma. Foram investidos R$ 3 milhões na usina que vai produzir combustível obtido a partir dos resíduos do refino do óleo de palma e tem capacidade de processar cerca de 8 milhões de litros por ano.

É a segunda inauguração de uma usina produtora de biodiesel feita por Lula em pouco mais de um mês. No dia 24 de março, o presidente esteve em Cássia (MG), na abertura de unidade produtora de biodiesel na cidade mineira.

O biodiesel de palma, batizado de palmadiesel, foi desenvolvido em parceria com a Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a usina, instalada no bairro do Tapanã, vai produzir biodiesel suficiente para substituir 100% do diesel convencional que a companhia utiliza hoje em seus tratores, veículos e implementos utilizados no cultivo da palma. O excedente, cerca de 5 milhões de litros por ano, será comercializado.

Além do desenvolvimento do combustível, toda a tecnologia de infra-estrutura é nacional e foi feita pela Dedini S/A Indústrias de Base, com sede em Piracicaba (SP). O processo da produção do biodiesel prevê a utilização, além dos resíduos vegetais da palma, tanto de etanol quanto metanol.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo