O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o governo gastou R$ 2,6 bilhões em publicidade institucional desde a posse dele, em janeiro de 2003. Só neste ano a despesa foi de R$ 476,77 milhões. O Ministério do Desenvolvimento Social, gerenciador do programa Fome Zero, foi o único que apresentou aumento sucessivo de gastos nos últimos 3 anos. A pasta investiu em 6 meses R$ 700 mil a mais que o total registrado em 2005
As explicações de Lula sobre a publicidade foram exigidas pelo plenário do TSE, que por unanimidade acatou, em 29 de junho, pedido do PFL e do PSDB que questionaram o "excesso" de gastos em ano de eleição
Dados enviados na tarde de ontem pela AGU mostram que no primeiro ano de governo as despesas com publicidade atingiram R$ 540 milhões, subindo para R$ 798 em 2004. No ano passado, os gastos tiveram pequena queda em relação ao período anterior, totalizando R$ 771 milhões. Os ministros do TSE acompanharam voto do ministro relator, Carlos Ayres Britto. No voto, o relator ressaltou que o pedido de informações do PFL e do PSDB é de "interesse público". "As informações quanto aos gastos da administração com publicidade institucional não só podem como devem ser disponibilizadas ao público, segundo princípio constitucional da publicidade e da impessoalidade", disse Britto no relatório. "Tudo a se traduzir na compreensão de que o nosso modelo constitucional de Democracia faz do Estado um informante por excelência, e que, por isso mesmo, tem que primar pela excelência da informação.