O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Jacques Wagner, disse hoje que o presidente Lula está tranqüilo diante das denúncias de que o Partido dos Trabalhadores teria pago por despesas de viagem suas e do ministro da Fazenda Antônio Palocci, envolvendo familiares de ambos. Segundo ele, o presidente tem mantido um discurso de dar continuidade às apurações e punir os culpados.

continua após a publicidade

"O presidente Lula está tranqüilo em relação a isso e ele tem dito: é preciso apurar até o final e punir os culpados, e é preciso que o País continue funcionando. É isso o que se quer e eu acho que temos

maturidade política para isso", afirmou Wagner, que participa na manhã de hoje de um debate sobre reforma política promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Ele disse ainda que o País está diante de uma "excitação excessiva" por denúncias, criando um cenário que não contribui para o esclarecimento. "Isso faz com que qualquer coisa vire o fim do mundo. Então, acho que precisava baixar um pouquinho essa taxa de excitação", afirmou.

continua após a publicidade

Wagner disse ainda que essa onda de denúncias ajudou a oposição a cumprir parte de seu objetivo de desgastar o governo federal e o Partido dos Trabalhadores. "O que a oposição de uma certa forma queria em parte ela conseguiu. Houve um desgaste do partido e do governo com todas essas denúncias."