O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reunido com um grupo de 22 empresários nacionais e estrangeiros. Säo pesos pesados do mundo dos negócios, como o presidente da Telmex, Carlos Slim, da Arcelor, Paul Matthys, da Duke Energy, Paul Anderson, e da Ford, Antonio Maciel. Lula está acompanhado de cinco ministros de Estado (Casa Civil, Agricultura, Trabalho, Desenvolvimento e Turismo), além dos presidentes do Banco Central, do BNDES e da Apex. O encontro faz parte do 7 Seminário "Brasil e Parceiros: Oportunidades de Negócios", em que o governo tenta atrair investimentos estrangeiros para o País.

continua após a publicidade

Ladeado pelos ministros Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento) e Dilma Roussef (Casa Civil), Lula conversa com os empresários em uma grande mesa durante café da manhã no 23 andar do Hotel Moffarej Meliá, em São Paulo. O debate é fechado. Após essa reunião, Lula e os ministros e empresários participarão de uma plenária maior, em que estarão presentes mais de 100 empresários, onde o tema central é o investimento. Lula discursará nesta reunião plenária que será aberta à imprensa. Será a única fala pública do presidente que, no início da tarde, irá para Santo André visitar instalações da empresa de telefonia celular Tim.

Outros empresários presentes ao café da manha säo: Franklin Feder (Alcoa), Phillipe Joubert (Alston), Roger Agnelli (Vale do Rio Doce), Klaus Meves (Hamburg Sud), Hubertus Troska (Daimler Chrysler), Francisco Luzon (Santander), Cesar Alierta (Telefonica), Jorge Gerdau (Gerdau), Gustavo Arenas (AMD), José Antonio Rios (Global Crossing), Alejandro Elsztain (Aerpuertos Argentinos), Cledorvino Bellini (Fiat), Susan Segal (Council of Americas), Manuel Espirito Santo (Espirito Santo Resources), e Ingo Plöger (Apex-Brasil).

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que era esperado no encontro, foi substituído pelo vice-ministro Samuel Pinheiro Guimarães, por estar em viagem internacional.

continua após a publicidade