Lula envia mensagem ao Papa destacando sua liderança pela paz

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou, hoje, mensagem ao Papa João Paulo II pelo transcurso do 26º aniversário de seu pontificado, afirmando que “sua liderança espiritual tem sido um poderoso instrumento de promoção da paz e da concórdia entre povos e nações. Expressou, também, “votos de que Sua Santidade possa continuar a presidir por muitos anos os destinos da Igreja, no desempenho de sua elevada missão de trazer fé e dignidade a todos os povos.”

Veja a íntegra da mensagem:

“Sua Santidade, Tenho especial satisfação em cumprimentá-lo por ocasião da passagem do 26º aniversário de sua ascensão ao trono de São Pedro. Ao longo de mais de um quarto de século, sua liderança espiritual tem sido um poderoso instrumento de promoção da paz e da concórdia entre povos e nações. A firmeza dos princípios que, com coragem e convicção, defendeu ao longo de seu pontificado, inspiraram milhões de fiéis e de pessoas de boa fé ao redor do mundo.

No Brasil, valorizamos de modo particular a mensagem de apoio e encorajamento que Sua Santidade transmitiu por ocasião da apresentação das Cartas Credenciais da Embaixadora Vera Machado perante seu Governo. A presença do Senhor Cardeal Secretário de Estado na Conferência sobre a Eliminação da Fome e da Pobreza, em Nova York, em 20 de setembro passado, significou, de forma eloqüente, o compromisso incondicional da Igreja com a dignidade humana e com o imperativo ético de atender as necessidades dos mais desfavorecidos.

Esse gesto é motivo de viva esperança para todos aqueles atingidos pelo flagelo da fome e de pobreza. Do mesmo modo, suas generosas palavras com respeito à decisão de meu governo de cancelar a dívida externa de alguns países estimulam-nos a continuar a mostrar espírito cristão e solidariedade para com os mais fracos e oprimidos.

Sua Santidade bem afirma que os objetivos da Igreja e do Estado confluem no homem e no bem da Pátria. Une-nos a vontade de forjar um mundo que, nas suas palavras, serve a causa do “homem todo e de todos os homens”, em consonância com os ensinamentos de fraternidade e amor universal pregado pela Igreja.

Faço votos de que Sua Santidade possa continuar a presidir por muitos anos os destinos da Igreja, no desempenho de sua elevada missão de trazer fé e dignidade a todos os povos.”

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo