O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou há pouco o Ginásio Gigantinho, onde participou do lançamento da Chamada Global para Ação Contra a Pobreza, no Fórum Social Mundial. Depois de discursar Lula respondeu a algumas perguntas dos organizadores da campanha. Lula seguiu para o hotel Plaza São Rafael, onde almoça, se reúne com ministros e às 15h30 embarca para o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

continua após a publicidade

No encerramento do evento se apresentou a escola de samba Portela, que executou seu samba-enredo, no qual aborda as metas da ONU para o milênio. O presidente citou o crescimento da dívida interna antes do início de sua administração. Ele afirmou que a relação da dívida interna com o Produto Interno Bruto (PIB) não havia ultrapassado 28% até 1994, mas, no período posterior a este ano e até 2002, subiu para 58%.

Lula mencionou que essa relação estava em 47% de dívida interna dolarizada quando seu governo começou. Segundo ele, o primeiro passo, depois de assumir, foi começar a comprar a dívida em dólar.

continua após a publicidade