Mantidos os acertos firmados no primeiro turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Serra (PSDB) devem participar de seu primeiro embate direto na quarta-feira. Dia 16, a Rede Bandeirantes abre a temporada de debates da nova etapa da eleição. As principais emissoras de televisão do País já têm agenda cheia para o segundo turno e programam, no mínimo, mais dois encontros até o dia 27.
A Rede Globo marcou, três dias antes da votação, o último debate entre os presidenciáveis. A Record quer repetir seu debate capitaneado pelo jornalista Boris Casoy no dia 21 e a Rede TV! – que deve decidir amanhã o rumo de sua cobertura – também gostaria de promover um debate.
A exemplo do que ocorreu até domingo, a exposição dos candidatos na mídia, especialmente na TV, será muito grande. Todas as séries de entrevistas especiais devem ser reproduzidas. A corrida, agora, é pelo tempo disponível dos concorrentes. O Jornal Nacional ainda não marcou data, mas já formulou o convite aos presidenciáveis. A Record discute a hipótese de repetir o programa de entrevistas de quase duas horas Eleições 2002, a Band promete uma série de reportagens especiais, além de outro debate com os candidatos a vice e a TV Cultura pode negociar outras entrevistas de Lula e Serra no Roda Viva.
A cobertura dos telejornais, apesar da redução do número de candidatos, terá o mesmo destaque do primeiro turno. O JN, por exemplo, deverá dedicar de 25% a 30% de todo o seu tempo às eleições.
Hoje, Lula deixou claro que participará de todos os debates que “puder”. “Mas a partir de hoje vamos ter de fazer um processo mais seletivo. Um debate pressupõe que você não tenha atividade um dia antes e, como temos apenas mais 20 dias de campanha, se houver quatro debates acabou a campanha”, afirmou. “E nós temos de ir para a rua. É preciso fazer uma combinação entre o debate e a adrenalina da militância.” O petista ainda disse desconhecer quantos convites teria para participar de debates.
Detalhes
“O grau de abstenção do eleitorado diminuiu, assim como os votos nulos, e em branco, o que deixa claro que as pessoas estão mais preocupadas com a eleição e esperam o segundo turno para conhecer em detalhe as propostas dos candidatos”, disse o publicitário e diretor de Mídia da DPZ, Flávio Rezende. “Os concorrentes não podem se dar ao luxo de perder qualquer oportunidade que tenham na mídia, especialmente na TV.” Para Rezende, “é hora de aprofundar as propostas, mostrar suas equipes e assessores”. Não dar atenção a isso, destacou ele, seria um “erro estratégico”. Mesmo porque, previu, a audiência para a cobertura eleitoral ainda será grande.
Já na próxima segunda-feira, dia 14, a Bandeirantes promove o debate dos candidatos ao governo em São Paulo. Os debates estaduais estão marcados para o dia 17, na Record, e para o dia 23 na Globo.