O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Roberto Requião participaram hoje da entrega das novas instalações do Laboratório Central do Paraná (Lacen). “Os Governos da República e do Paraná construíram aquele que vai ser o mais avançado laboratório de saúde pública do país e, como o atendimento volta-se aos países vizinhos do Mercosul, o Lacen torna-se o ponto de integração do Brasil com todos os países vizinhos”, disse o governador.

As novas instalações do Lacen têm cerca de 5 mil metros quadrados. Para a construção da obra foram investidos R$ 10,8 milhões do Governo Federal e R$ 1,6 milhão do Governo do Paraná. “O Lacen tem o compromisso fundamental de fortalecer o Sistema Único de Saúde e melhorar a qualidade de vida da população”, disse o chefe de gabinete do Ministério da Saúde, Antonio Alves.

A nova sede está localizada em uma área de dois hectares, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, e substituirá a antiga, de mil metros quadrados, tombada pelo patrimônio histórico.

A mudança para o novo prédio começará na próxima semana e todo o processo de transferência dos equipamentos deverá durar cerca de seis meses. Serão transferidas inicialmente para o novo Lacen as áreas administrativa, direção geral e biologia médica. As demais áreas permanecerão na sede atual do Lacen, no centro de Curitiba. “Esta obra é imensa não apenas pelo seu tamanho, mas pela importância que o Lacen representa para a saúde pública no Paraná”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier.

As novas instalações oferecem mais espaço e também mais segurança para os profissionais envolvidos nas análises. É um dos únicos laboratórios da América Latina com área de biossegurança, com acesso restrito e controlado no manuseio de certas substâncias. “Essa nova estrutura faz do Lacen um dos laboratórios mais modernos do país. O prédio antigo já não tinha espaço suficiente para abrigar a expansão”, afirmou o secretário Cláudio Xavier. Todo o sistema será eletrônico, inclusive o acesso às unidades do laboratório, com códigos de segurança.

continua após a publicidade

continua após a publicidade