Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, deverão tratar da ampliação da infra-estrutura dos transportes aéreos e marítimos entre os continentes sul-americano e africano na em reunião de trabalho que terão, hoje (13) à tarde, no Itamaraty.
A informação foi dada, há pouco, pelo subscretário-geral político para Africa, Ásia, Oceania e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, Pedro Motta Coelho. ?É muito importante que nós, entre o Brasil, América do Sul e África, tenhamos o nível de vinculação, de ligação dos transportes aéreos e marítimos suficiente, o que, no momento, ainda não está acontecendo?, disse Motta.
Segundo o embaixador, Lula e Mbeki vão conversar sobre os ?meios e modos? de fazer com que as empresas brasileiras e sul-africanas do setor de aviação sejam estimuladas para ampliar um pouco essa capacidade de intercâmbio?.
?Dessa ampliação depende o aumento do comércio, do conhecimento mútuo e do trabalho desses países, no caso do Brasil, África e África do Sul, em apoio a projetos de terceiros países? completou.
Outros assuntos que deverão ser tratados no encontro dos dois presidentes referem-se ?a negociações internacionais, uma concertação política de natureza mais ampla e, por último, a Cúpula África-América do Sul, que será realizada na Nigéria, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro?.