Durante encontro no Palácio dos Bandeirantes, em nenhum momento o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o papa Bento XVI abordaram o tema do aborto ou do uso de preservativo. O presidente optou por enfatizar a necessidade de haver reestruturação dos valores da família, em termos globais, porque na visão de Lula, há "esfacelamento de valores éticos", que resultam não apenas da pobreza, mas também da globalização e mercantilização da sociedade em geral.
O relato foi feito pela embaixadora do Brasil no Vaticano, Vera Machado, durante pronunciamento no Palácio dos Bandeirantes. "O papa ouviu com grande agrado essa manifestação", informou a embaixadora, acrescentando haver afinidade entre a visão da Igreja Católica e do governo brasileiro de que os valores da sociedade devem ser reforçados a partir do fortalecimento dos valores da família.
O presidente Lula manifestou o desejo do Brasil em colaborar no desenvolvimento do continente africano pelo fornecimento de conhecimentos técnicos para produção de biocombustíveis e etanol. "Embora não conheça o biocombustível, o papa disse que vê com apreço toda ação em prol da África, continente que merece prioridade da Santa Sé", relatou a embaixadora.
Bolsa Família
No encontro, Lula também apresentou dados sobre o programa Bolsa Família e iniciativas para a recuperação de renda dos mais pobres. O presidente acrescentou ver a 5ª Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe (Celam), em Aparecida, como uma forma de reforçar a integração do continente, pela via religiosa, uma ação que estaria em sintonia com as iniciativas que o governo adota para a integração regional em termos políticos e econômicos.
Usando palavras do presidente, Vera afirmou que o empenho da administração federal é de "preservar e consolidar o estado laico, e ter a religião como um instrumento para tratar do espírito e de problemas sociais". Bento XVI, por sua vez, agradeceu a acolhida feita pelo Brasil e reiterou a importância da realização da Celam no País. O presidente da República deixou o Palácio dos Bandeirantes e seguiu para o Aeroporto de Congonhas, onde embarca para Brasília.