Na conversa informal com os jornalistas durante o café da manhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu um único teto salarial para os três poderes. "É importante ter um teto salarial único para os três poderes. O problema que é que no Brasil para se mudar o teto tem que mudar a Constituição, e isso só é possível se os partido estiverem de acordo", lembrou. Lula disse que já conversou sobre a questão do teto único com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie. "Temos que conversar sobre isso", afirmou.
Ele também aproveitou a conversa para reclamar dos salários pagos aos ministros e aos funcionários de primeiro escalão. Ele lembrou que desde 1998 esses salários não tiveram reajuste. "Vocês acham que é fácil manter o Andre Singer (o porta-voz) ganhando aqui R$ 7,5 mil por mês?", questionou. Segundo o presidente, se o jornalista Andre Singer estivesse trabalhando no jornal Folha de São Paulo, de onde saiu para assessorá-lo, estaria ganhando R$ 30 mil. "Vamos ter de encontrar um jeito. Uma solução negociada", disse.
O presidente disse também que lamentou "profundamente" que o acordo feito no Senado para garantir incentivos à cultura e ao esporte, não tenha se repetido na Câmara. "Vamos ter de tomar medidas. Ajudar o esporte não nos obriga a reduzir investimentos na cultura. Se for necessário fazer outra MP (medida provisória) farei", disse.