Brasília e São Paulo – Os dois candidatos à Presidência da República que vão disputar o segundo turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT/PRB/PCdoB) e Geraldo Alckmin (PSDB/PFL), começam a planejar suas estratégias de campanha e a articular apoios políticos. Ambos marcaram reuniões com as coordenações de campanha em Brasília para avaliar os primeiros passos, um dia após o resultado que deu Lula com 48,61% e Alckmin com 41,64% dos votos válidos.

continua após a publicidade

Em Brasília, o presidente Lula concedeu uma entrevista coletiva no Palácio do Alvorada. Nos primeiros cinco minutos, leu um pronunciamento elogiando o processo eleitoral. Em seguida, perguntado por jornalistas, Lula falou sobre como fará a campanha no segundo turno durante a disputa com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB-PFL).

?Nesse momento, não é preciso fazer tanto esforço físico, você pode fazer mais um esforço intelectual nessa campanha, disputando programas de governo, mostrando tudo o que fizemos outra vez e comparando coisas. É assim que a gente faz uma campanha?, disse o candidato, que lembrou que não pretende licenciar-se da Presidência durante o segundo turno. Na avaliação dele, será ?perfeitamente possível? conciliar as atividades de presidente e candidato.

O candidato à reeleição presidencial confirmou que agora vai participar dos debates políticos. Para ele, esses serão momentos mais ágeis e esclarecedores que os que ocorreram no primeiro turno. E, neles, ressaltará a decisão de continuar priorizando os programas sociais em um próximo governo.

continua após a publicidade

Em São Paulo, o candidato tucano Geraldo Alckmin participou, durante 40 minutos, de uma entrevista coletiva no Instituto Teotônio Vilela, em São Paulo. Logo no início da conversa, ele agradeceu aos eleitores pelos votos e, aos colegas de campanha, pelo engajamento em várias partes do Brasil.

Na disputa em segundo turno com o candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva, Alckmin disse que usará como uma das principais estratégias de campanha o aumento de viagens pelo país. ?A partir de já é pé na estrada e fé na estrada. Vamos trabalhar com grande entusiasmo, multiplicar, somar as lideranças responsáveis do Brasil para o grande projeto nacional de desenvolvimento?, disse o ex-governador de São Paulo.

continua após a publicidade

Segundo ele, o governador eleito de São Paulo, José Serra, e o governador eleito de Minas Gerais, Aécio Neves, já se pré-dispuseram a percorrer o país durante sua campanha no segundo turno. Outro ponto estratégico da campanha para o segundo turno, destacado por Alckmin, será o esforço para obter apoios de outros partidos. O candidato conversou com o quarto colocado no primeiro turno da eleição presidencial, Cristovam Buarque (PDT) e pretende entrar em contato com Heloisa Helena (PSOL).