O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse – depois de uma reunião de duas horas com 25 representantes de cooperativas de crédito do Paraná – que sonha em transformar o Brasil no País com maior número de cooperativas do mundo. Para Lula, a cooperativa é a forma mais justa de fazer com que a riqueza seja compartilhada.
"Nós estamos criando as condições para facilitar (a instalação de cooperativas). Acho quanto mais cooperativa de crédito nós tivermos, mais a gente vai fazer com que o sistema financeiro reduza o spread bancário", afirmou o presidente hoje em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Segundo ele, o país avançou "de forma extraordinária" na organização das cooperativas. "Avançamos muito nestes últimos três anos e meio, certos de que ainda falta muito a fazer." Com relação às reivindicações do setor, Lula disse que já existe um grupo de trabalho analisando as propostas e espera que grande parte dos problemas que dificultam as cooperativas seja resolvida em breve.
O presidente associação das cooperativas do Paraná, João Paulo Kosloviski, disse que o setor quer buscar US$ 15 bilhões no exterior para expandir o crédito para R$ 80 bilhões. Ele disse que o presidente Lula gostou da idéia, mas alertou que é preciso buscar mecanismos para tal.