Ao ser questionado sobre quais pontos do primeiro mandato irá repetir no segundo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou: "Como no futebol, não há dois jogos iguais". Ressaltou que no primeiro mandato estabilizou a economia e controlou a inflação e que hoje a situação do País está boa. "As pesquisas indicam que o povo está confiando, que a inflação está controlada, que há estabilidade, que há estabilidade, aumento de exportação".
Ele comentou que a situação do País está tão confortável que na semana passada a Tailândia enfrentou uma crise financeira, a bolsa de Tóquio caiu e a brasileira ficou "tranqüilíssima". Há oito anos, uma outra crise financeira da Tailândia contaminou a economia brasileira provocando problemas nas contas do País. Disse também que adiou a divulgação das medidas econômicas por causa do Natal.
Na sua opinião, no segundo mandato será mais fácil fazer os acertos políticos. Ele lembrou que tem conversado com partidos políticos e bancadas e está trabalhando para fazer um governo de coalizão sem problemas, sem traumas.
Lula disse ainda que foi importante ter promovido a conversa com as centrais sindicais para discutir a política do salário mínimo. Sustentou a tese de que salário mínimo não atrapalha o desenvolvimento. "Não entendo porque alguém fala isso. O mínimo é fator de desenvolvimento. É só ir no supermercado", disse.