Lula diz que Previdência tem de ser reformada de tempos em tempos

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender, hoje (10) de manhã, a reforma da previdência social. "A sociedade vai ter que compreender que a previdência, de tempos em tempos, tem que passar por uma reforma porque, quando ela começou, em 1923, nós tínhamos todos aqueles que trabalhavam, pagando, e ninguém recebendo", afirmou Lula, ao discursar na abertura das obras do Gasoduto Cabiúnas-Vitória (Gascav).

Segundo ele, a expectativa de vida da população brasileira aumentou e, Conseqüentemente, o tempo de recebimento das aposentadorias também. "As pessoas estão vivendo mais. Antes, quando a gente chegava a 50 anos, já era um milagre. Hoje, com 70 anos, a gente se sente novo, jovem", destacou. Por isso, disse o presidente, é importante equilibrar as contas da Previdência para que entre mais dinheiro do que se gasta com os pagamentos.

"Hoje, nós temos metade trabalhando e metade recebendo. Então, entra menos dinheiro e sai mais dinheiro. (…) Nenhum sistema de previdência, no mundo suporta as pessoas viverem mais tempo recebendo aposentadoria do que o tempo que contribuíram, pagando a Previdência. Isso é óbvio", ressaltou.

Lula afirmou que é importante debater o assunto com a população. "É um processo de discussão com a sociedade brasileira, até que todo mundo compreenda que nós temos que fazer".

Ontem (9), o presidente criticou a decisão tomada pela Câmara dos Deputados de estender o aumento do salário mínimo (R$ 350) aos aposentados que recebem mais de um salário da previdência social. Ele não informou que postura vai tomar diante da decisão dos parlamentares.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo