O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o salário mínimo de R$ 350,00, anunciado na semana passada, vai aumentar o poder de compra do trabalhador brasileiro. "Isso significa um aumento real de 13% numa inflação de 5%. Ou seja, além da inflação, nós demos mais 13%, que é um bom aumento", afirmou Lula no programa de rádio Café com o Presidente, que vai ao ar toda segunda-feira.
Lula reconheceu que o salário mínimo nunca será o ideal, porque é o "mínimo", mas disse que o governo se mobiliza para que o trabalhador ganhe um salário máximo e não o mínimo. "Nós estabelecemos um salário mínimo que permita ao trabalhador brasileiro aumentar um pouco o seu poder de compra".
"Quem está indo ao supermercado, quem está indo a um depósito de material, comprar material de construção, quem está indo comprar coisa no açougue, percebe os efeitos do controle da inflação que estamos fazendo", destacou.
De acordo com Lula, quando se concede um pouco de aumento no salário, mas se mantém a inflação controlada, isso significa "mais dinheiro para a dona de casa, mais dinheiro no bolso do trabalhador, mais poder de compra e, portanto, melhora de vida para todo o povo brasileiro".
O presidente lembrou que o movimento sindical brasileiro nunca foi convidado para discutir o salário mínimo e elogiou a atitude "inteligente" do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que juntou todas as centrais sindicais, estabeleceu números até chegar a um acordo. "Esse é um fato novo importante, eu diria histórico para o Brasil. O movimento sindical brasileiro nunca foi convidado para discutir o salário mínimo com quem quer que seja, em qualquer momento da história do Brasil", afirmou.