O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que Marta Suplicy, empossada hoje no cargo de ministra do Turismo, é uma "traidora de classes" por ter priorizado os pobres na prefeitura de São Paulo. "Ela é traidora de classe. Traiu a classe dela porque resolveu fazer uma política para pobres que nunca tinha sido feita", afirmou na cerimônia de posse de três novos ministros no Palácio do Planalto. Lula disse que ela perdeu a reeleição em 2004 pois foi vista com "preconceito por setores da sociedade paulistana".
Lula avaliou que Marta tem condições de fazer uma boa gestão no Turismo. "Alguém que foi prefeita de São Paulo pode ocupar qualquer cargo no mundo." Lula, no entanto, fez recomendações a ex-prefeita. Pediu que ela tivesse o mesmo entusiasmo do ex-ministro da pasta Walfrido Mares Guia e que desse continuidade aos projetos do Ministério. "Se conseguir isso, vamos, em 2010, ter desenvolvido uma boa política de turismo", disse.
Lula ainda fez questão de elogiar Mares Guia, empossado hoje ministro das Relações Institucionais. "Eu escolhi Walfrido porque é o ministro que mais gosta de deputado e senador. Ele gosta tanto que chega a tomar café com deputado, almoçar com deputado e se dar ao luxo de jantar e tomar sobremesa com deputados", afirmou.