Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (26) que ele e vários outros integrantes de seu governo, incluindo o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, gostariam que as taxas de juros fossem mais baixas no Brasil, hoje. ?Acontece que você não consegue reduzir a taxa de juros num passe de mágica, você precisa criar sustentabilidade, confiança política e confiança no mercado para que você possa, de forma dinâmica, ir reduzindo a taxa de juros?, disse ele, durante evento no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

continua após a publicidade

Logo em seguida, Lula citou frase que atribuiu a Ulysses Guimarães (PMDB), morto em 1992: ?Em política econômica, a maioria das coisas que a gente faz, a gente não fala, porque se a gente for falar, a gente não faz?.

O presidente afirmou ainda que a queda nos juros brasileiros está relacionada à ?confiança? e a ?garantia? que o governo oferece à sociedade. ?Quanto mais garantia e quanto mais confiança nós passarmos para a sociedade, mais nós poderemos ir reduzindo a taxa de juros?, disse.

Lula lembrou ainda aos empresários presentes que eles não teriam por que se preocupar com a taxa Selic (definida pelo Banco Central e considerada a ?taxa básica? da economia). ?É importante lembrar também que uma boa parte do dinheiro, sobretudo os grandes empresários, e eu estou vendo aqui alguns brasileiros, sabem que não é a taxa Selic que norteia o financiamento deles, aqueles maiores conseguem pegar financiamento em dólares, a um preço muito mais barato, aqueles que não querem em dólar vão ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que é o grande banco de financiamento da indústria brasileira, e pegam juros hoje a um preço muito barato.?

continua após a publicidade

Esta semana, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) baixou de 13,25% para 13% ao ano a taxa de juros Selic. A redução foi considerada tímida por empresários e trabalhadores, que esperavam uma ação mais ousada em função do lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na última segunda-feira.

A taxa Selic é um indicativo econômico importante. Quando ela está num nível elevado, induz investidores a aplicarem com segurança em títulos do governo, em vez de se arriscar no financiamento da produção. Isso leva à estagnação da economia.

continua após a publicidade