O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o governo não vai tentar barrar a CPI do Apagão Aéreo na Câmara. ?Não, não não?, respondeu ao ser questionado. ?O Congresso que organize e faça a CPI?, afirmou, ao chegar à noite no Sheraton Hotel, em Santiago, no Chile onde tem intensa programação nesta quinta.
Lula esquivou-se de comentar, porém, a decisão do Supremo Tribunal Federal. ?Eu não tenho por hábito fazer julgamento de decisões do Judiciário?, afirmou. "Acho que o Judiciário tem lógica própria de funcionar, interpreta a legislação existente e portanto, na hora que julga, nós acatamos, cumprimos, seja bom ou seja ruim. É isso que interessa à democracia e eu respeito a lei.
Indagado se uma investigação desse porte não atrapalharia o governo, ele abriu um sorriso. ?Não. Pelo contrário?, disse. ?Eu penso que a CPI é um problema do Congresso e ele deve exercitar seu direito de fazer CPI. Eu não vejo nenhum problema.
Ao lado de sete ministros de sua comitiva, Lula disse estar mais preocupado, neste momento, em consolidar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Programa de Desenvolvimento da Educação. Afirmou, ainda, ter outros projetos para anunciar nos próximos meses, para melhorar a política social e ?cuidar melhor? da área da saúde.