O presidente Luiz Inácio Lula da silva, disse hoje, em discurso na solenidade de posse dos novos ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes; das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia; e do Turismo, Marta Suplicy, que o êxito da economia brasileira não é uma questão de sorte do governo. Lula afirmou que o País passa pelo momento de maior envergadura da economia brasileira. "Não há momento da história que tenha fatores da economia tão positivos e conjugados entre si", disse.
Ao dar posse aos três novos ministros, Lula citou o ex-ministro da Fazenda e hoje deputado Antonio Palocci, presente na solenidade, e lembrou do ajuste e dos cortes do orçamento que precisou fazer em 2003.
"Alguns poderiam dizer que é sorte porque a economia mundial vai bem", disse. "Os mesmos que dizem que é sorte, não dizem que era sorte aquilo que tivemos de fazer, um dos maiores apertos da economia em 2003", completou. Lula disse que o corte no orçamento daquele ano foi "muito pesado". "Tínhamos consciência de que era preciso construir as coisas que construímos", disse lembrando que as decisões foram tomadas baseadas no acúmulo do capital político daquele ano.