No seu programa semanal de rádio – "Café com o Presidente" – o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou hoje as articulações do governo de coalizão e da reforma ministerial. O presidente afirmou que não haverá muitas mudanças nos ministérios, porque a maioria dos partidos já está contemplada dentro do governo. "Não vai haver muita mudança. Porque você há de convir que todos os partidos, com exceção do PDT, estão contemplados dentro do governo. Ou seja, você pode trocar alguns nomes, mas a maioria dos partidos já está totalmente contemplada", disse.

continua após a publicidade

"Quando as pessoas começaram a especular sobre a reforma no ministério, eu disse que o time tinha ganho o jogo e não havia necessidade de mudar. Logicamente que nós estamos fazendo uma composição política no Congresso Nacional, com as mesmas forças das quais recebemos apoio no mandato passado. A grande novidade é o PDT fazendo parte da base do governo e, no momento certo, nós vamos escolher alguns ministros", disse Lula.

Lula reforçou que não vai haver muita mudança e destacou a importância do PMDB. "Eu tenho trabalhado com muita insistência para uma unificação do PMDB como um todo na bancada federal no Senado. Todo mundo sabe da importância do PMDB para consolidar a nossa base de aliança", explicou. "Mas é importante também levar em conta o que está acontecendo no Congresso Nacional. Se você for analisar o resultado eleitoral, a quantidade de deputados e senadores que cada partido elegeu e o que já aconteceu nesses últimos três meses, ou seja, a mudança que já houve dentro dos partidos, gente já trocou de partido, os partidos estão se aliando, isso também ainda não terminou.

continua após a publicidade