O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que o Brasil precisa investir em esporte, educação e cultura. Segundo Lula, esse tripé é capaz de garantir que "a adolescência brasileira não seja morta precocemente, como é hoje, e vai garantir que tenhamos uma juventude que saia vencedora na disputa com o crime organizado e o narcotráfico". Lula participou hoje, em Manaus, da cerimônia de inauguração do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Região Norte, o primeiro do país.
Em seu discurso, Lula destacou a importância das escolas terem o esporte como uma atividade educacional. "A criança não pode ir à escola e não ter uma área de lazer. Precisamos começar a mudar o conceito de construção de escola nesse país, que em muitos lugares parece uma caixa de fósforo, sem dar nenhuma condição de lazer para as nossas crianças", afirmou o presidente.
Lula ressaltou que projetos que priorizem o esporte, como a construção do centro de treinamento iinaugurado, não devem ser colocados no Orçamento da União e do Estado como gasto, e sim como investimento.
O presidente elogiou o trabalho e a dedicação do ministro Agnelo Queiroz à frente da Pasta do Esporte. "O Brasil já teve até gente famosa cuidando do esporte, mas ninguém cuidou do esporte no país com o profissionalismo com que tem cuidado o companheiro Agnelo Queiroz", disse.
Lula voltou a dizer que seu governo vai transformar o Brasil em um país muito melhor, mas que nem sempre é possível fazer as coisas com a rapidez desejada. "Porque cada coisa que a gente tenta fazer, você manda um projeto de kei ao Congresso Nacional e, até ser aprovado, leva um tempo, e ainda tem o tempo da regulamentação", explicou o presidente.