O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que aprendeu como lição, no primeiro mandato, que não se deve convidar amigos, mas pessoas qualificadas para ocupar cargos no governo. Em pronunciamento a governadores de partidos aliados, Lula disse que é mais fácil governar quando se escolhe pessoas eficientes. "Montar um governo é 50% do sucesso de governar. Convidar alguém para ocupar um cargo é muito fácil. Agora, tirar alguém, é muito difícil", afirmou.
Como "conselho" aos governadores em primeiro mandato Lula disse que não se deve ter uma relação de amizade no momento de montagem do governo. "Nesta hora a relação é de chefe de Estado e temos de convidar as pessoas mais qualificadas para as funções que o estado brasileiro precisa", disse. "Ao invés de procurar apenas um amigo, procure aquele que está procurando uma chance".
Lula disse que mesmo nos estados pobres ou ricos existem gênios com qualificação. "Eu aprendi uma lição: a máquina pública, quanto mais pessoas eficientes qualificadas tiver, mais fácil será para o governante governar". Nos dois primeiros anos de governo, Lula foi criticado ao privilegiar petistas derrotados em eleições estaduais.