Ao inaugurar hoje quatro turbinas da obra de ampliação da Hidrelétrica de Tucuruí (PA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que apagões e racionamentos de energia são "página virada da nossa história". Lula se referia aos apagões que o país passou em 2001 e 2002.
O presidente Lula prometeu que a ampliação da usina de Tucuruí estará concluída até o final de seu mandato. "Retomamos as obras em 2004. Estamos investindo este ano R$ 70 milhões, e quero dizer aqui nesse microfone para nossos companheiros do estado do Pará que, se Deus quiser, antes de terminar meu mandato, estarei de volta aqui nessa região para que a gente possa inaugurar a conclusão da tão sonhada eclusa que o povo do Pará tanto quer", afirmou.
Segundo o presidente, não vai faltar energia no país, nem para o consumo atual nem para o ciclo de expansão que o Brasil vive. "Todos nós sabemos o quanto sonhamos com novos investimentos no Brasil, seja investimento do capital interno, do empresariado brasileiro, ou investimento trazido do exterior".