O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje, durante discurso de posse do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes no Palácio do Planalto, que "não vai permitir que o ministério seja para aqueles que gritam mais, que estão melhores ou os que estão na Câmara", fazendo uma crítica indireta à bancada ruralista, que foi contrária à indicação do novo ministro. Segundo Lula, o trabalho de Stephanes será voltado para todos os agricultores do País, principalmente "os milhares de agricultores que não têm condições ou não têm como gritar".
Lula elogiou o trabalho do agora ex-ministro da Agricultura Luis Carlos Guedes Pinto e do seu antecessor, Roberto Rodrigues. Segundo o presidente, Guedes "moralizou e recuperou a Conab", a Companhia Nacional de Abastecimento, à época em que presidiu a empresa, ligada ao Ministério. De acordo com Lula, tanto Guedes quanto Rodrigues promoveram um ajuste administrativo para que o ministério "funcione como uma máquina bem azeitada". Em seu discurso, Lula disse ainda que o atual ministro Reinhold Stephanes terá 10% dos problemas que os antecessores tiveram no ministério.
Também foram empossados hoje os novos ministros das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, e do Turismo, Marta Suplicy.