O presidente Luis Inácio Lula da Silva fez um breve discurso, por ocasião da primeira visita do papa Bento XVI ao Brasil. "Estou duplamente honrado, como cristão e como Presidente da República, por sua primeira visita ao País. O Brasil o espera de braços abertos", destacou Lula.
O presidente brasileiro agradeceu ao papa a escolha do Brasil para ser o país sede da 5ª Conferência, que será realizada em Aparecida do Norte. E disse que a presença da Igreja Católica é fundamental na vida do povo brasileiro. Lula mencionou a cooperação internacional e o apoio do Vaticano aos programas de combate à fome e à pobreza. E reiterou que este apoio é fundamental para os avanços concretos do País.
Ainda no breve discurso, Lula falou que os preceitos da igreja permeiam os valores da sociedade brasileira, sobretudo a valorização da família. Lula disse ao papa que seu governo compartilha da preocupação de resgatar e fortalecer os valores da família. E assegurou que os avanços da sociedade brasileira passam necessariamente pela ética familiar.
O presidente Lula citou rapidamente a atenção que seu governo vem dando aos jovens brasileiros. E citou, especificamente, a prioridade com a área da educação, que no seu entender, é vital parta consolidar a democracia no Brasil. No final do discurso, Lula desejou a Bento XVI uma visita repleta de muita paz e afirmou: "Sua visita ao Brasil é uma bênção.
Após o discurso de Lula e do papa, ambos foram cumprimentados pelos membros da comunidade eclesiástica e pelas autoridades presentes, dentre elas, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), o presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT), do Senado, Renan Calheiros (PMDB), o ministro da Previdência Social Luiz Marinho, o senador José Sarney, dentre outras.