O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou há pouco, na primeira visita ao Senado Federal que pretende ?fazer algumas coisas ? antes da posse. ?Embora só vá tomar posse em 1º de janeiro, quero começar a fazer algumas coisas antes da posse. Tem coisas que nos interessam que sejam decididas, coisas que precisam ser votadas?, afirmou o presidente eleito no gabinete da Presidência do Senado.
Luiz Inácio Lula da Silva informou aos senadores que dividiu o processo de transição do governo em três fases. A primeira delas que terá como coordenador o prefeito licenciado de Ribeirão Preto, Antônio Palocci, terá como objetivo levantar junto ao atual governo todos as providências que precisam ser tomadas nos primeiros 100 dias de 2003. Ele ressaltou que nunca na história do País um governo abriu tanto suas contas para o sucessor como vem ocorrendo agora. A segunda parte da transição, conforme o presidente eleito, será executada pelos líderes do partido na Câmara e Senado e mais o deputado João Paulo Cunha, e terá, segundo ele, o objetivo de levantar todos os projetos e propostas pendentes no Congresso, a começar pela discussão do Orçamento de 23003. O terceiro ponto da transição, segundo ele, será a montagem do governo que ele fez questão de ressaltar: ?será feita por mim?.
Lula destacou ainda que o objetivo do novo governo será estabelecer diálogo com a sociedade. ?Quero dizer aos senadores que, independente do partido a que pertençam, nunca eles tiveram uma relação como a que vou ter com eles?, frisou. Para o presidente eleito, ?o que se tem que fazer para o país não é tarefa de um partido. É tarefa de todos?.
Ao receber o presidente eleito, o presidente do Senado, Ramez Tebet, disse esperar que a visita de Lula ao Congresso seja uma constante. ?Nos sentimos engrandecidos por uma visita do presidente 48 horas depois de sua eleição?, disse.