O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta quinta-feira (26) para o presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, e para a chanceler da Alemanha, Ângela Merkel, para tratar das negociações no âmbito da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC). A informação é da Assessoria de Imprensa do Ministério das Relações Exteriores.
Em conversa com Ângela, Lula reiterou a importância de convocar uma reunião entre líderes de países desenvolvidos e em desenvolvimetno para superar os entraves ao avanço das negociações da OMC. Segundo o Itamaraty, a chanceler alemã concorda que as negociações devem prosseguir e indicou que faria consultas aos demais membros da União Européia sobre o assunto.
Na conversa com Mbeki, o presidente brasileiro sugeriu a organização de um encontro para discutir a Rodada Doha durante a Cúpula da Governança Progressista, que ocorre nos dias 11 e 12 de fevereiro, na África do Sul. Mbeki concordou que a Cúpula da Governança Progressista seria ocasião propícia para discutir o assunto com outros chefes de Estado e Governo africanos, informou o Itamaraty.