O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com 49 embaixadores e com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, no Palácio do Planalto. De acordo com Amorim, Lula pediu que os diplomatas continuem a demonstrar motivação e confiança no futuro do Brasil e que mantenham a altivez nas relações comerciais com os países mais ricos e a solidariedade com os mais necessitados.
"Quem já chega achando que não pode, que é coitadinho, pedindo desculpas, essse não é respeitado. Ao mesmo tempo, isso deve ocorrer sem arrogância, sobretudo quando se trata de países menores que os nossos, ainda que importantes, que temos que tratar com generosidade, amizade e solidariedade", disse Amorim.
Segundo Amorim, Lula também falou na reunião sobre os principais temas e iniciativas da política externa dos últimos dois anos, como a integração sul-americana e as relações do Brasil com a África e os países Árabes. O ministro revelou ainda que o presidente Lula assimiu o compromisso de saldar as dívidas com os organismos internacionais até setembro deste ano, entre eles a ONU.
A ajuda humanitária que o Brasil está oferecendo aos países asiáticos atingidos pelo maremoto foi um dos temas lembrados pelo presidente Lula na reunião com os embaixadores. Segundo ele, o presidente lembrou o compromisso do Brasil com a solidariedade e a possibilidade que as Forças Armadas ajudem ainda mais os países atingidos.