O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou reunião esta manhã, no Palácio do Planalto, para discutir o caos nos principais aeroportos do país ocorrido ontem (18) por causa de uma pane de equipamento do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta 1).

continua após a publicidade

A reunião começou s 11h30 e terminou s 12h45 e contou coma presença do ministro da Defesa, Waldir Pires; da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito; do chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Armando Felix; e dos representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Denise Abreu, e da Infraero, Rogério Barcellay.

Ontem de manhã uma falha no sistema informatizado de comunicação Cindacta 1, responsável pelo controle das regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, provocou uma série de atrasos nos aeroportos brasileiros.

No aeroporto de Brasília todos os vôos registraram atrasos até as 19 horas. A espera, em alguns casos, chegou a quatro horas.

continua após a publicidade

O Ministério da Defesa informou que a falha ocorreu entre a sala de plano de vôo e o controle de tráfego aéreo, responsável pelas autorizações de pousos e decolagens. Por uma questão de segurança, os controladores de tráfego aéreo ampliaram o tempo entre uma partida e outra.

No Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foram as chuvas que causaram transtorno. Ontem, o aeroporto teve de ser fechado por três vezes para pousos e decolagens, enquanto técnicos mediam a espessura da lâmina dágua formada pela chuva. 

continua após a publicidade

Nesta segunda-feira (19) os três principais aeroportos de São Paulo registraram, até o início da tarde, atrasos de pelo menos 50 minutos em 72 vôos, segundo a Infraero. O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrava na manhã hoje atrasos em apenas três vôos: em dois pousos e uma decolagem.

Segundo a Infraero, dez vôos (cinco da Gol e cinco da Tam) estavam com atrasos superiores a uma hora no Aeroporto Internacional de Brasília.