Para cada R$ 1 investido em saneamento básico R$ 4 deixam de ser gastos em saúde. A informação da Organização Mundial de Saúde foi citada hoje (21) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Significa que saneamento é melhoria de qualidade de vida para o povo e, sobretudo, saúde para o povo brasileiro. Sobretudo, para as crianças que têm que beber água de qualidade, que não têm que ficar pisando no esgoto a céu aberto, que podem morar numa rua limpa, arejada, com esgoto colhido e tratado, porque no Brasil muita gente ainda não tem isso", afirmou o presidente.
Lula criticou os gestores públicos que deixam de realizar obras de saneamento básico em detrimento de grandes obras. "Eu digo, de vez em quando, que muita gente não gosta de investir em saneamento básico, porque quando você tem que cavar um buraco e colocar uma manilha e depois você cobre ninguém vê que tem manilha lá embaixo. Então, não dá para colocar nome de parente, não dá para fazer homenagem. Tem gente que não gosta", afirmou.
O presidente ressaltou a importância do saneamento como ferramenta para a melhoria da qualidade de vida da população. "Investir em saneamento básico, tratar água, coletar o esgoto, coletar o esgoto significa a gente dizer o seguinte: estamos melhorando a vida de milhões e milhões de mulheres e homens do Brasil".