Brasília ? O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (22), ao inaugurar a segunda pista do Aeroporto Internacional de Brasília,que as obras na área de infra-estrutura também são importantes para a geração de emprego. Segundo a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), na construção da nova pista, foram investidos R$ 100 milhões e gerados três mil empregos diretos e indiretos.
"Quanto mais nós ativarmos a construção civil no Brasil mais nós teremos possibilidade de gerar uma quantidade enorme de empregos para um conjunto de brasileiros que constrói desde uma grande refinaria para a Petrobras a grandes estradas ou ferrovias para transitarem os produtos e o povo brasileiro", afirmou.
O aeroporto de Brasília é o terceiro mais movimentado do país, com 7,4 milhões de passageiros por ano. Com 3,3 mil metros de comprimento, a nova pista vai permitir a operação simultânea de aviões, o que deve ampliar de 364 mil para cerca de 550 mil o número de pousos e decolagens anuais, de acordo com a Infraero.
Acompanhado de 20 operários que trabalharam na obra, Lula fez um vôo no avião da Presidência da República que decolou e pousou na nova pista. Em discurso, o presidente afirmou que, com a ampliação, o aeroporto de Brasília terá condições de se tornar um grande operador de vôos internacionais. "Nós precisamos dividir os vôos brasileiros. É preciso ter vários centros de partida e de chegada para o exterior".
Esta é a quarta etapa de ampliação do aeroporto de Brasília. As obras anteriores permitiram a ampliação da capacidade para passageiros, da área para lojas e a construção de quatro salas de cinema. Durante a cerimônia, o presidente da Infraero, Carlos Wilson, anunciou a última e quinta etapa do projeto, a construção de um segundo terminal de passageiros. Com isso, o aeroporto terá capacidade para receber 16 milhões de viajantes por ano. As obras devem iniciar em 2006.
Desde 2003, o governo já executou melhorias em 19 aeroportos e outros dez estão em reforma. Para o próximo ano, já estão previstas mais de quatro obras em aeroportos brasileiros.