Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (25), em reunião com representantes de cooperativas do Paraná, em Foz do Iguaçu, que o segmento é uma forma de diminuir a desigualdade do país.
?Disse às cooperativas brasileiras, antes de ser presidente, e depois de ser presidente, que eu ainda sonho em transformar o Brasil no país com o maior número de cooperativas do mundo, porque eu acredito que é uma forma justa de produzir riqueza e de fazer com que essa riqueza seja partilhada por todos que trabalham?, disse Lula.
De acordo com informativo da Secretaria de Imprensa e Porta-Voz (SIP) da Presidência da República, Lula destacou também que o governo federal está criando condições para facilitar o funcionamento das cooperativas de crédito. Lula acredita que a ampliação dessa opção de crédito pode contribuir para que o sistema financeiro reduza os juros bancários.
Segundo o presidente, as reivindicações apresentadas (pelos cooperativistas) na reunião serão analisadas pelo grupo de trabalho responsável por esse tema, composto por integrantes dos ministérios do Planejamento, da Defesa, do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura e da Casa Civil.
?Eu espero que logo, logo, a gente possa resolver, se não todos, grande parte dos problemas que hoje dificulta as cooperativas?, afirmou.