Lula destaca ações do governo no ensino superior em 2005

No primeiro programa de rádio Café com o Presidente do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou três ações do governo federal no ensino superior em 2005: o projeto de reforma universitária, a criação de universidades federais e centros acadêmicos no interior do país e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

De acordo com o presidente, a reforma universitária está em fase de elaboração pelo Ministério da Educação e deverá ser enviada ao Congresso Nacional. O presidente disse ainda que está em andamento a transformação de cinco faculdades em universidades federais e a criação de outras quatro, além da implantação de pólos universitários no país.

Na semana passada, o Ministério da Educação firmou 18 convênios com universidades federais para a construção de centros universitários em 14 estados (Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe).

"Estamos fazendo 32 extensões, ou seja, estamos levando cursos para o interior do Brasil inteiro para que os adolescentes das cidades menores tenham a oportunidade de fazer um curso universitário mais próximo da sua cidade, da sua casa", disse Lula no programa Café com o Presidente.

Lula lembrou ainda que 112 mil jovens de baixa renda ingressaram no ensino superior em 2005. A estimativa é a entrada de 140 mil alunos da escola na universidade até junho deste ano, de acordo com o presidente.

"Eu estou dizendo tudo isso para tranqüilizar sobretudo as mães. As mães que ficam angustiadas, que vêem que o seu filho não conseguiu passar para fazer um curso na universidade federal e que não pôde pagar uma universidade particular. Agora, nós estamos resolvendo esse problema porque nós queremos mais jovens na universidade brasileira", disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo