Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou hoje (15), em mensagem enviada ao Congresso Nacional, a importância de os três poderes continuarem unidos e engajados neste ano para que o Brasil, cada vez mais, se torne um país melhor. A mensagem foi lida, há pouco, pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso, deputado Inocêncio Oliveira (PL-PE), durante a sessão solene de instalação dos trabalhos do novo ano legislativo.
Lula afirma, no texto, que o papel do Congresso Nacional na consolidação de um país mais justo e menos desigual seria aprovar matérias e projetos importantes para a sociedade. Na opinião do presidente, o Congresso Nacional desempenhou em 2005 um papel importante na consolidação do país. Ele aplaudiu, por exemplo, a aprovação do Programa Nacional de Microcrédito Orientado, da MP do Bem, da Lei de Falências e do Programa Nacional do Biodiesel.
O presidente ressalta, no entanto, que, assim como o Executivo, o Senado e a Câmara ainda têm muito trabalho para realizar neste ano. "Em 2006, temos novas conquistas pela frente: o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a Política Nacional de Saneamento Básico, a organização e o controle social das agências reguladoras, o Conselho Nacional de Bioética e o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, entre outras.
Na mensagem, Lula afirma que, em 2006, o governo vai continuar avançando na implantação de mudanças e diz que o investimento em programas sociais, como o Bolsa Família, continua sendo prioridade. Ele aproveitou a oportunidade para rebater as críticas da oposição de que o Bolsa Família é apenas um programa de transferência de renda. "Esse programa visa, acima de tudo, resgatar a cidadania", afirma o presidente.