O presidente Luiz Inácio Lula da Silva despacha com os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, a partir das 9 horas, no Palácio do Planalto. No fim da manhã (11h30), recebe representantes do setor coureiro-calçadista do Rio Grande do Sul acompanhados do governador Germano Rigotto. Em pauta, medidas de proteção para as indústrias do setor que, segundo empresários, vêm registrando prejuízos freqüentes por causa das importações de sapatos chineses, do contrabando na área e da valorização do real.
À tarde (15 horas), no primeiro compromisso da agenda, Lula encontra-se com o atleta paraolímpico Clodoaldo Silva, com quem posa para fotos. O nadador brasileiro ganhou seis medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos Paraolímpicos de 2004, em Atenas (Grécia).
Logo depois, no Salão Leste, dá posse ao novo ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi. Mestre em ciência política pela Universidade de São Paulo e diretor do Instituto Cidadania, Vannuchi foi preso durante o regime militar e trabalha no PT desde a fundação da legenda, em 1980. Participam da cerimônia os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Integração Nacional, Ciro Gomes.
No restante da tarde, Lula vai se encontrar com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos (17 horas) e com o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini (18 horas). À noite (19 horas), já na Granja do Torto, receberá os integrantes da Comissão Executiva Nacional do PT.