Lula dá bronca no PT e diz que partido ‘comeu mosca’

Irritado com as cobranças públicas do PT por cargos no primeiro escalão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enquadrou ontem o partido. Em reunião com a comissão política petista, no Palácio do Planalto, Lula distribuiu broncas: disse que não aceitará cotoveladas nos aliados, pediu o fim das brigas entre as correntes do PT por mais espaço no ministério e afirmou que a legenda ?comeu mosca? nesse início de segundo mandato.

Em duas horas de conversa, Lula deu sinais de que chamará a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy para a equipe. ?Se ela quiser, será ministra?, admitiu o presidente, de acordo com relatos. Todos entenderam que Marta será convidada para ocupar o Ministério do Turismo no lugar de Walfrido Mares Guia, que irá para Relações Institucionais.

O PT apresentou a Lula uma lista com várias indicações – de Marta ao deputado Walter Pinheiro (BA) – para que ele escolhesse. Mas o presidente repassou a bola. ?Parem de brigar e resolvam entre vocês!?, disse. Pediu que o partido lhe encaminhe até amanhã sugestões para os ministérios do Turismo, Desenvolvimento Agrário e Previdência.

Lula não escondeu a contrariedade com o PDT, que tem 24 deputados e votou maciçamente a favor da instalação da CPI do Apagão Aéreo. Até esse episódio, o presidente do PDT, Carlos Luppi, estava cotado para ser ministro da Previdência. Agora, é possível que a pasta continue com o PT.

Ao escancarar seu descontentamento com o PDT, Lula também criticou os petistas. ?Vocês comeram mosca?, esbravejou, ao lembrar que o PT foi obrigado a barrar a CPI no plenário por ter deixado a iniciativa prosperar.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo