O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou para amanhã, às 9 horas, no Palácio do Planalto, uma reunião com o ministro da Defesa, Waldir Pires, o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira e o presidente da Anac, Milton Zuanazzi. Lula quer informações sobre os problemas que estão ocorrendo no setor.

continua após a publicidade

Hoje pela manhã, o presidente convocou o ministro Pires para participar da reunião de coordenação política, no Palácio do Planalto, quando pediu explicações sobre o que estava ocorrendo no Aeroporto de Guarulhos, que há três dias teve suas operações interrompidas, por problemas de nevoeiro. Os pousos e decolagens têm sido suspensos, porque um equipamento chamado ILS 2, que auxilia o piloto a pousar com baixa visibilidade, está com defeito há duas semanas. Na verdade, o equipamento já foi reparado, de acordo com informações da Infraero, mas para que ele possa ser colocado em funcionamento precisa ser testado por um avião da FAB que está em manutenção.

Ao sair da reunião de hoje no Palácio do Planalto, o ministro da Defesa se reuniu com o presidente da Infraero para cobrar explicações. Ontem, Waldir Pires já havia dito que quer que os responsáveis sejam afastados do cargo. Na reunião com o presidente da Infraero, o ministro recebeu um relatório parcial da empresa, detalhando todas as providências tomadas e informando que somente com a inspeção do equipamento pela Força Aérea é que o ILS poderá voltar a funcionar. O Ministério da Defesa informou que a Aeronáutica está providenciando um avião para fazer a checagem do sistema.

continua após a publicidade