O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a convocar a comunidade internacional para ajudar o povo haitiano em seu discurso de abertura da XVIII Reunião de Chefes de Estado e de Governo do Grupo do Rio. Segundo Lula, o restabelecimento da dignidade daquele país só será possível ser houver esforço de todos. “Nossa solidariedade regional está sendo testada na grave crise que passa o Haiti”, afirmou o presidente.
Ele também fez um chamamento a todos os 19 países integrantes do Grupo do Rio, para que continuem dialogando com o objetivo de elaborar propostas para combater a fome e a pobreza mundial. “A diplomacia e o diálogo político são valiosos instrumentos para promover a paz e impulsionar o desenvolvimento sustentável”, afirmou o presidente.
Lula defendeu que o Grupo do Rio é um grande instrumento para que os países membros construam uma região mais forte e democrática.
Criado em 1986, no Rio de Janeiro, o Grupo do Rio tem como função o desenvolvimento econômico e social e a consolidação da democracia dos países membros. É integrado pelo Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna